Sonhos que suscitam museus
Carregando...
Data
2022
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Resumo
A seguinte pesquisa busca compreender o espaço museal da Universidade de Brasília a partir da análise dos projetos e planos institucionais elaborados ao longo dos anos de implantação e consolidação do Campus Darcy Ribeiro. Ao pensar sobre a criação da Universidade, os agentes envolvidos no processo de elaboração de projetos não deixaram de pensar nos museus, que sempre foram espaços de salvaguarda e preservação. Walter Benjamin disse que os museus são "espaços que suscitam sonhos" e museus universitários além de sonhos, são suportes fundamentais no fomento de pesquisas e estudos, razão maior da existência da própria instituição de ensino, enquanto ferramenta de evolução científica, cultural e social da comunidade a que se destina. As fontes primárias estudadas foram fundamentais para o entendimento da transformação do pensamento museal ao longo dos anos que se mostraram como um registro histórico do espírito do tempo. A análise também apresentou uma diversidade programática e tipológica dos espaços museais sonhados para a UnB, como também desvelou indagações sobre os obstáculos em suas concretizações. Por fim, possibilitou a ampliação do entendimento sobre os espaços museais consolidados e propôs pensar o próprio Campus como um museu, baseado nos conceitos de ecomuseus e museus de território.
Descrição
230 f.
Palavras-chave
Museu da Universidade de Brasília, Universidade de Brasília (UnB), Imaginação museal, Território, Passagens, Museum of University of Brasília, University of Brasília (UnB), Museum imagination, Territory, Transpassing, Patrimônio cultural, Museus universitários
Citação
VERAS, Camila Duarte. Sonhos que suscitam museus. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural) -- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, 2022.