Sobre a Biblioteca Digital
A Biblioteca Digital do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (BD-Iphan) nasce do desejo, e necessidade, de compartilhar as obras editadas pelo Instituto em um ambiente adequado para o armazenamento, a descrição e a recuperação da informação.
Desta forma, a partir de um Termo de Execução Descentralizada entre Iphan e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), implanta-se a Biblioteca Digital com o software livre DSpace 7, o qual foi customizado e estruturado para atender as necessidades da equipe do Iphan.
Missão
Difundir a informação e o conhecimento sobre patrimônio cultural, sobretudo o patrimônio cultural brasileiro.
Visão
Tornar-se uma fonte de informação de referência e relevância sobre o patrimônio cultural brasileiro.
Valores
- Promover o acesso a informação sobre patrimônio cultural;
- Difundir o conhecimento sobre patrimônio cultural;
- Contribuir para a valorização do patrimônio cultural, e;
- Aumentar a transparência do Iphan.
Objetivo
Reunir, organizar e disponibilizar objetos digitais sobre patrimônio cultural brasileiro.
Público-alvo, usuários e acesso
O intuito da Biblioteca Digital do Iphan é que seu acervo seja de acesso aberto e diversificado para todo o tipo de público que busque explorar a temática do patrimônio cultural brasileiro.
O usuário não precisa se cadastrar na Biblioteca Digital para acessar os itens de acesso aberto, mas se o arquivo de interesse estiver de acesso fechado, será necessário realizar o cadastro e solicitar o acesso via e-mail [bibliotecadigital.iphan@iphan.gov.br] com assunto “BD - Acesso temporário” e no corpo do e-mail a indicação do título do item de interesse.
Os arquivos disponíveis na Biblioteca Digital são, em sua maioria, de acesso aberto. Contudo, alguns arquivos podem estar de acesso fechado pelos seguintes motivos:
- O arquivo indicar que é proibida a distribuição e/ou reprodução por qualquer meio, sem autorização dos autor(es)/editora;
- Solicitação dos autor(es)/editora, e;
- Falta de autorização para a distribuição.
A organização da Biblioteca Digital
No intuito de alcançar a missão do Iphan, que é promover a preservação do patrimônio cultural brasileiro de forma sustentável, contribuindo para a cidadania plena e para o reconhecimento, valorização e difusão da diversidade cultural, a Biblioteca Digital se estrutura em comunidades e coleções temáticas que reúnem, organizam e classificam os objetos digitais.
As comunidades são temáticas, sendo elas:
- Patrimônio material: trata-se dos bens que podem ser tombados, tais como edificações e acervos, conjuntos arquitetônicos, bens móveis, infraestrutura, jardim histórico, patrimônio natural entre outros.
- Patrimônio ferroviário: trata-se dos bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural da rede ferroviária, incluindo edificações como estações, armazéns, trechos de linhas, maquinário entre outros que refletem patrimônio histórico ferroviário.
- Patrimônio arqueológico: trata-se dos objetos digitais que ditam os vestígios e lugares relacionados a grupos humanos, sendo os assuntos de sítios arqueológicos, peças avulsas, coleções e acervos arqueológicos.
- Patrimônio imaterial: trata-se das práticas e domínios da vida social, sendo os saberes, os ofícios, os modos de fazer, as celebrações, as formas de expressão e nos lugares de prática coletiva.
- Patrimônio mundial: trata-se dos bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade, incluindo materiais elaborados por entidades internacionais, com valor universal e histórico.
- Licenciamento ambiental: trata-se da documentação referente ao licenciamento ambiental, abarcando questões como impacto do patrimônio, legislação da temática e demais informações.
- Publicações do Iphan: trata-se dos objetos digitais que foram editados, publicados, distribuídos e/ou vinculados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, incluindo o selo Edições do Patrimônio.
- Governança: trata-se de documentos que promovem a gestão e transparência do Iphan, contribuindo para a valorização da memória técnica e administrativa.
- Formação e ensino: trata-se do repositório para a produção técnico-científica da comunidade do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Centro Lucio Costa.
Unidade organizacional e responsáveis pela Biblioteca Digital
Centro de Documentação do Patrimônio (CDP)
Biblioteca Aloísio Magalhães - Brasília
Demais informações
Centro de Documentação do Patrimônio (CDP)
Endereço: SEPS Quadra 702/902, Bloco B
Centro Empresarial Brasília 50, Torre Iphan, 4º andar.
Brasília/DF - CEP: 70390-025
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Telefones: (61) 2024-6022 / 2024-6005
E-mail: centro.documentacao@iphan.gov.br
Biblioteca Aloísio Magalhães - Brasília
Endereço: SEPS Quadra 702/902, Bloco B
Centro Empresarial Brasília 50, Torre Iphan, Semienterrado.
Brasília/DF - CEP: 70390-025
Telefone: (61) 2024-6005
E-mail: atendimento.bam@Iphan.gov.br
Catálogo Online das Bibliotecas: https://pergamum.iphan.gov.br/